Mau hálito em cães: Qual poderá ser a causa?

Publicado por Chrissie Klinger
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O mau hálito não é algo inevitável quando se tem um cão. A halitose constante, ou mau hálito, nos cães pode ser um sinal de problemas de saúde ligeiros ou graves. Ao compreender as causas do mau hálito, pode controlar o odor e desfrutar um pouco mais dos beijos do seu cão.

Mais do que apenas um hálito matinal

O mau hálito é normalmente provocado por bactérias na boca, pelo que todos os mamíferos podem ter mau hálito ocasionalmente. As pessoas acordam, lavam os dentes, bochecham elixir e, na maioria dos casos, disfarçam o mau hálito o resto do dia. No entanto, a maioria dos tutores de cães não escovam os dentes dos cães todas as manhãs e, quando o hálito do seu cão começa a ser insuportável, é que pensam em fazer alguma coisa.

Older brown dog with tongue out at the park.

O mau hálito frequente ou excessivo dos cães pode ser um sinal de problemas de saúde, pelo que a primeira coisa a fazer quando a boca do seu cão tem odores muito intensos é levá-lo ao veterinário para examinar os dentes. Caso se observe uma grande acumulação de tártaro, gengivas vermelhas e irritadas ou saliva em excesso, isso poderá ser um sinal de doenças dentárias mais graves, como gengivite. Segundo o American Kennel Club, as doenças sistémicas, como diabetes, doenças hepáticas ou doenças renais também podem ser responsáveis.

No veterinário, é melhor referir que tipo de biscoitos e alimentos está a dar ao seu cão. Ainda que alguns brinquedos e biscoitos promovam benefícios para a saúde dentária, nem todas as raças são iguais. Algumas raças podem desenvolver mau hálito ou produzir saliva em excesso devido a determinados tipos de biscoitos e por mastigar brinquedos. Os ossos de couro são um exemplo perfeito que muitos tutores de cães utilizam sem perceberem que podem estar a dar o tamanho errado ou dá-los com demasiada frequência ao cão, explica a ASPCA. Apenas o veterinário do seu cão sabe realmente quais são os biscoitos e os brinquedos ideais para os dentes, e os alimentos melhores para a boca do seu cão. Existem muito alimentos para os cuidados orais diários dos cães com uma fórmula especial para ajudar a limpar os dentes enquanto mastigam. Por vezes, quando o problema é provocado por algum tipo de doença oral, o veterinário poderá ter de recomendar um alimento terapêutico. Estes tipos de alimentos podem ajudar a melhorar a saúde em geral e a saúde oral do seu cão.

Após o diagnóstico 

Assim que o veterinário determinar a causa do mau hálito do seu melhor amigo e sugerir um tratamento, é importante seguir as instruções da embalagem e as sugestões da ASPCA. Se tiver de escovar os dentes do seu cão, não deixe de aproveitar esse tempo para brincar com ele, em vez de o abordar com frustração ou ansiedade. Nunca use pasta de dentes para consumo humano para lavar os dentes do cão. Existem muitos kits de cuidados orais aprovados para cães.

Finalmente, se o seu cão não tiver qualquer doença dentária, mas apenas situações ocasionais de mau hálito, talvez seja melhor ter mais atenção ao que ele come. Alguns alimentos ou biscoitos que lhe dá podem estar a provocar alterações no trato digestivo, o que pode explicar o mau odor da sua boca. Por outro lado, não se esqueça de que os cães são seres curiosos com menos papilas gustativas do que as pessoas, pelo que, normalmente, não resistem a colocar na boca objetos com um odor intenso, incluindo animais mortos, lixo e até as suas próprias fezes.

Tal como nas pessoas, uma boa e profunda limpeza pode trazer benefícios para o seu cão. Nestes casos, os veterinários podem limpar os dentes, mas isso implica estarem sob o efeito de uma anestesia local. Fale com o seu veterinário para saber o que pensa relativamente aos benefícios deste tipo de limpeza profunda para a saúde oral do seu patudo.

É importante limpar e cuidar do seu cão de forma adequada. Ao criar e manter um plano alimentar e uma rotina dentária saudável, fará com que o seu cão sinta-se e cheire melhor, podendo desfrutar de mais festas e abraços sem achar que vai cair para o lado devido ao seu mau hálito.

Contributor Bio

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é tutora de animais de companhia e gosta de partilhar a sua casa com os seus patudos, duas crianças e o seu marido. Quando não está a ensinar, escrever ou publicar no seu blogue, Chrissie gosta de passar tempo com a família. Esforça-se por escrever artigos que ajudem os tutores de animais de companhia a viver uma vida mais ativa e preenchida com os seus animais.

Artigos relacionados