Picadas de abelhas e vespas

Published by
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Todos os cães são curiosos e adoram correr e perseguir coisas ... incluindo insetos! Na maioria das vezes, as picadas de abelha ou de vespa causam apenas uma pequena dor e irritação.

Contudo se for picado várias vezes ou dentro da boca e garganta, pode ser perigoso e exigirá uma visita ao veterinário. Não é a pequena ferida que causa a dor, mas a pequena quantidade de veneno que é injetada.

Qual o tipo de picada?

O ferrão de uma abelha é irregular e projetado para ficar alojado na pele, matando a abelha quando este se separa do corpo e fica na pele do animal. Os ferrões de vespa não são irregulares, mas causam um maior grau de dor e quando provocados, estes insetos podem picar várias vezes.

Na maioria das vezes, os cães são picados no rosto quando exploram um inseto. As picadas no nariz são particularmente dolorosas. Alguns cães podem ser picados na língua, na boca ou na garganta, se tentarem morder ou apanhar o inseto. Estas picadas podem ser perigosas, pois o inchaço que causam pode fechar a garganta e bloquear as vias aéreas.

Reação à picada

Uma reação grave pode ocorrer por um grande número de picadas ou se o cão fizer uma resposta alérgica aos elementos químicos que são libertados na picada. Os sinais de reação grave incluem fraqueza geral, dificuldade em respirar e um grande inchaço que se estende para além da zona da picada. É importante estar atento ao inchaço no pescoço, garganta e cabeça. Se o seu cão demonstrar algum destes sinais clínicos deve levá-lo imediatamente a um veterinário.

Se for uma picada simples não lhe faça nada, pois não deve incomodar o seu cão durante muito tempo. Se o ferrão ainda estiver alojado na pele, tente removê-lo raspando com a unha ou com um pedaço de cartão rijo. Evite usar pinças para removê-lo, a menos que seja absolutamente necessário, pois pode libertar de mais veneno.

A aplicação de uma solução de água e bicarbonato de sódio na zona afetada pode ajudar a reduzir a dor. Também pode colocar gelo ou um bloco de gelo numa toalha e aplicá-lo na zona de modo a reduzir o inchaço e a aliviar a dor se existir.

Mantenha o seu cão sob vigilância após ter sido picado, de modo a garantir que não desenvolve uma reação alérgica à picada. Se, após vários dias, o inchaço ainda persistir, deve dirigir-se ao veterinário.