TREINAMENTO

Leia estes artigos para saber como treinar um gato. 

0 Resultados ordenados por

Relevância

Como treinar o seu gato 

Embora os cães queiram agradar ao seu "líder", é importante ter em conta que os gatos são diferentes. Estão mais interessados em e "auto" agradarem! Por isso, se quer que o seu gato pare de arranhar a mobília, deixe de saltar para cima da bancada da cozinha ou impedi-lo de o morder como brincadeira, vai precisar de muita paciência, respeito, reforço e recompensas.  

cat playing on bed

Noções básicas de treinamento

Antes de mais, os gatos não percebem o que são castigos. Encorajar um bom comportamento é muito mais eficiente. Parece difícil, não é? Não tem de ser. Basta dizer-lhe "não" com calma e firmeza se ele fizer algo que não aprova. E se o gato fizer alguma coisa que aprova, dê-lhe todo o amor e atenção possíveis. As guloseimas também são muito motivadoras, por isso tenha sempre algumas guloseimas nutritivas à mão. (Mas tenha cuidado, não lhe dê demasiadas.)

Os gatos são animais limpos por natureza, por isso é muito provável que já saiba como usar a caixa sanitária. Prepare a caixa antes dele ir viver consigo. Se tiver espaço suficiente em sua casa, ofereça-lhe mais de uma caixa. Coloque-as num local calmo e tranquilo e não se esqueça de limpá-las todos os dias.

petting cat on bed

Os gatos têm uma fase de socialização muito curta. De facto, o período mais importante de desenvolvimento social e de comportamento é entre a semana 4 e a 16ª. Antes do seu gato ir viver consigo, é muito provável que tenha convivido com pessoas, especialmente se veio de uma associação para animais. Não se esqueça de apresentá-lo aos seus filhos. Mas indique-lhes primeiro que devem brincar com cuidado. Em geral, as apresentações devem ser breves até o gato se sentir à vontade com pessoas novas. Se o obrigar a socializar mais do que quer, ele pode ficar com medo ou apreensivo ou mesmo sofrer problemas de saúde causados por stress felino.