Conselhos para o seu cão não pedir comida

Published by
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Este comportamento resulta geralmente do facto de lhe dar dos seus alimentos ou de lhe dar muitos biscoitos. Esses hábitos não só aumentam o risco de obesidade, como incentivam o desenvolvimento de um comportamento caprichoso. Em resumo o seu cão evita comer o alimento dele e fica à espera que lhe dê algo mais interessante do que o que está no comedouro.

Dá-lhe alimento saboroso e nutritivo e ele simplesmente cheira, lambe e não acontece nada. É hora da próxima refeição, mas a anterior ainda está no comedouro, o seu cão está a tornar-se caprichoso com que quer comer!

Pode achar que o seu cão quer ou precisa de mais diversidade.

A realidade é que o seu cão pode comer o mesmo alimento a vida toda sem problema nenhum, por isso depende de si fornecer uma ração saborosa e nutritiva.

A Causa

Frequentemente, a causa de um cão ser exigente é resultado do seu comportamento. Geralmente, é o resultado de lhe dar dos seus alimentos ou muitos biscoitos. Esses hábitos não só aumentam o risco de obesidade, mas também promovem o desenvolvimento de um comportamento exigente. O seu cão evita comer o alimento adequado para ele, e fica à espera que lhe dê algo mais interessante do que ele tem no seu comedouro. A melhor abordagem é parar de lhe dar da sua comida e limitar o número de biscoitos. Lembre-se de que os cães e os gatos têm necessidades nutricionais diferentes das suas, portanto os alimentos que come não são devidamente equilibrados para eles.


Formas eficazes de corrigir esse comportamento:

  • Ajude o seu cão a perceber que não existem outras opções.
  • Coloque o alimento no seu comedouro durante 30 minutos. Se não comeu, remova-o.
  • Na próxima refeição, volte a colocar o alimento no comedouro durante 30 minutos e retire, tenha comido ou não.
  • Em um a dois dias, o seu cão começará a pedir alimento ou biscoitos extra. Mantenha a sua estratégia, não desista! O seu cão não está com fome. Se estiver com fome, vai comer.
     

Pode ter de suportar a rejeição do seu cão durante esses dias, mas é uma técnica muito eficaz quando se trata de diminuir o comportamento de apetite caprichoso.

Se vai trocar o alimento ao seu cão, faça-o de forma gradual:

  • Comece por combinar o novo alimento com o anterior de forma gradual, aumentando aos poucos a quantidade do novo alimento e reduzindo o anterior. Isso irá ajudar o seu cão a habituar-se ao novo alimento e evita que ele deixe de comer.
  • Se vai trocar o alimento de húmido para seco, tente misturar os alimentos secos com um pouco de água.
  • Se o seu cão ficar agitado repentinamente, sem quaisquer sinais clínicos anteriores, pode existir uma causa médica. Deve verificar se o seu cão apresenta vómitos ou diarreia, letargia ou perda de peso. Caso apresente algum dos sinais referidos deve levá-lo imediatamente ao veterinário.

PRODUTOS RELACIONADOS