Controlar a libertação de gases no seu cão

Publicado por Erin Ollila
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Há um milhão de piadas que podem ser feitas sobre gases e cães, mas se tem um animal de companhia que liberta gases excessivamente, o cheiro ou o som podem estar a criar o caos na sua vida pessoal. Além disso, em alguns casos, a causa para a libertação de gases com mau odor pode ser um problema de saúde que necessita de atenção. O odor fedorento pode estar por trás de muitas piadas, se me permite o trocadilho, mas se não for normal para o seu cão ou se for acompanhado de vómitos, diarreia ou sinais anormais como fezes amarelas, pode não ser motivo para rir.

Ou, por outro lado, o seu cão pode ser apenas um super-libertador de gases que não se importa de empestar o ambiente. Ei, todos nós temos os nossos talentos especiais; este pode simplesmente ser o dele.

Se já reparou que o seu cão liberta muitos gases, ou se já teve de lidar com o embaraço de isso acontecer quando tem visitas, então este guia é para si. Seguidamente, explicamos como pode determinar o que pode estar a causar o mau odor e se os gases justificam ou não uma visita imediata ao veterinário.

O que faz com que os cães libertem gases?

Existem muitas razões pelas quais o seu cão pode estar com uma flatulência excessiva. Alguns motivos comuns incluem mudanças na alimentação, problemas gastrointestinais e nutricionais, como uma intolerância alimentar.

Outra causa pode ser o tipo, a qualidade e a quantidade de ingredientes no alimento do seu cão, uma vez que estes influenciam a quantidade de gases formados no intestino. Quando as bactérias do cólon fermentam as fibras ou as proteínas e os hidratos de carbono mal digeridos, produz-se gás. Os alimentos para animais de companhia que contêm determinados oligossacáridos (presentes em ingredientes como a soja, o feijão, o grão e as lentilhas) tendem a produzir grandes quantidades de gases no intestino.

No entanto, existem outras razões, menos comuns, pelas quais o seu cão pode estar a libertar gases. O seu cão come demasiado rápido? O Experto Animal (AKC) refere que: "Acredita-se amplamente que a aerofagia, ou aumento da deglutição de ar, pode resultar na acumulação de gases em cães. Os mais gulosos, que devoram o alimento, e as raças braquicefálicas correm um risco acrescido de engolir mais ar do que o normal, o que pode provocar gases, por assim dizer."Pug loiro com a cabeça enterrada numa taça metálica para ração.

Agora a sério! O meu cão liberta MUITOS gases.

A libertação de gases é tão normal para os cães como para os humanos. No entanto, é importante prestar atenção se estiver a notar um aumento significativo na flatulência do seu cão.

O que pode ser visto como "demasiados gases" pode ser uma indicação de que o seu animal de companhia está a ter problemas gastrointestinais. Além disso, a libertação de gases pode ser sinal de presença de parasitas intestinais ou problemas no pâncreas, diz o AKC.

Qualquer alteração importante num animal de companhia, mesmo que pareça tão disparatada como a libertação de gases, justifica uma ida ao veterinário para garantir que este não tem um problema grave. Se os gases forem acompanhados por falta de apetite, diarreia, vómitos, perda de peso ou alterações de comportamento, é definitivamente uma boa ideia contactar o seu veterinário.

Como parar a libertação de gases?

Se acha que o seu cão liberta demasiados gases e questiona-se como poderá reduzir para uma quantidade mais adequada — está com sorte. Se o seu veterinário o ajudar a identificar a causa do excesso de gases, poderá ser possível reduzir a flatulência. Por exemplo, se der ao seu cão queijo como biscoito, mas o seu veterinário determinar que o seu animal de estimação é sensível aos lacticínios, a simples eliminação do queijo da sua refeição pode diminuir drasticamente a flatulência.

Tal como não consegue controlar a libertação de gases de outro ser humano, também não pode controlar completamente a libertação de gases do seu animal de companhia, mas o que ele come pode aliviar um pouco o seu nariz. Os alimentos para cães que contêm níveis elevados de proteínas ou fontes de proteínas pouco digeríveis produzem frequentemente gases com um pior odor. Ingredientes como brócolos, repolho, couve-flor e couve-de-bruxelas também podem fermentar e produzir gases com enxofre que dão origem a um odor fétido dos gases.

A importância da nutrição e o seu papel na flatulência

Relativamente ao que o seu cão come, a sua nutrição diária desempenha um papel importante na sua saúde digestiva que, por sua vez, afeta a quantidade de gases que ele pode estar a expelir. As bactérias intestinais podem fermentar as proteínas não digeridas e produzir gases que contêm enxofre. Por isso, um alimento para cães devidamente equilibrado e com os nutrientes certos pode ajudar a promover uma digestão mais saudável. Não se esqueça de pedir ao seu veterinário que lhe recomende um alimento saudável para cão. Além disso, para os cães a quem foi diagnosticada uma doença que causa mal digestão ou mal absorção de nutrientes, estas condições podem estar associadas a inchaço e flatulência. Para estes cães, os veterinários podem recomendar alimentos especialmente formulados para apoiar a saúde do trato gastrointestinal. Não se esqueça de perguntar ao seu veterinário se um destes alimentos terapêuticos para animais de companhia é uma boa opção.

Agora que já sabe o que deve fazer quando os cães libertam gases, pode, com sorte, acabar com pelo menos alguns na sua casa! Avalie o alimento do seu cão e veja se há algo que possa estar a pôr o seu sistema digestivo fora de controlo. E não se esqueça, uma visita rápida ao veterinário pode sempre ajudá-lo a determinar como agir para uma melhor saúde do seu animal de companhia.

Biografia da autora

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. Os seus textos podem ser encontrados na Internet e nas livrarias e incluem entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. A Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Instagram @ErinOllila ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA, Brana Bonder, B.S, M.S e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados