Cinco problemas digestivos comuns em gatos: O que fazer?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os problemas digestivos, como vómitos e diarreia, em gatos são relativamente comuns e muitos tutores acham-nos normais. No entanto, se o seu gato vomita ou tem fezes moles frequentemente, então há algo que não está bem. Poderá estar na altura de alterar o seu alimento ou ambiente e de aconselhar-se junto do seu veterinário. Aqui estão alguns conselhos para controlar os problemas digestivos mais comuns em gatos.

  • Gastroenterite aguda Esta é a causa mais comum de "problemas de estômago" em gatos. Normalmente consiste em vómitos e diarreia que começam subitamente. Pode ser causada por muitas coisas, como ingerir algo desagradável (ou, como muitos gatos gostam de fazer, comer metade de um rato e deixar o resto para nós encontrarmos!), parasitas, vírus e bolas de pelo, para citar apenas algumas.
  • Enteropatia crónica ou doença inflamatória intestinal Ao contrário dos problemas de início súbito que acabámos de mencionar, as enteropatias crónicas surgem mais lentamente e tendem a durar muito tempo. A diarreia e a perda de peso são sinais comuns. Mais uma vez, pode ter diversos motivos, como reações adversas alimentares,
    reações imunitárias e genética.
  • Colite O cólon faz parte do intestino grosso e quando fica inflamado, denominamos de colite. Normalmente, é uma doença muito caraterística e a maioria dos gatos apresenta os mesmos sinais clínicos: parece que precisam urgentemente de defecar, podem esforçar-se para defecar mas a quantidade é mínima e um dos sinais comuns de colite é sangue fresco e/ou muco viscoso nas fezes. 
  • Gato amarelo dentro de uma caixa de areia e a olhar para a câmara.

  • Obstipação Tal como acontece com os humanos, quando os gatos têm obstipação, têm dificuldade em defecar e consequentemente uma menor frequência em realizar as suas necessidades. A obstipação pode ser ter diversas causas. A ingestão de ossos, penas e pelo pode tornar as fezes duras e difíceis de defecar, a presença de muito pelo, especialmente em gatos de pelo comprido, ou um intestino lento resultam também em fezes secas e de deslocação difícil. Algumas raças, como a Siamês, são mais predispostas a ter um intestino lento do que outras. Isto pode resultar numa doença chamada megacólon.
  • Alergias alimentares Os gatos podem reagir mal a determinados alimentos por diversos motivos que, em conjunto, denominamos por reações adversas alimentares. As verdadeiras alergias alimentares são mais raras do que se pensa e tendem a ser causadas por proteínas presentes em alimentos como o frango, o peixe e o leite. As alergias alimentares podem causar vómitos e diarreia, bem como problemas de pele, como comichão e excesso de higienização.

Gato branco com uma coleira azul a bocejar.

Não entre em pânico se o seu gato desenvolver um problema digestivo repentino. O seu veterinário pode ajudar a identificar a causa do problema e delinear um plano para ajudar o seu gato a sentir-se melhor.

Biografia da autora

Dra. Sarah Wooten

Dra. Sarah Wooten

A Dra. Sarah Wooten formou-se na Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da American Society of Veterinary Journalists, a Dra. Wooten divide o seu tempo profissional entre o treino de pequenos animais em Greeley, Colorado, conferências sobre questões associadas com liderança e comunicação com clientes e escrita. Gosta de acampar com a família, de esquiar, mergulhar e participar em triatlos.

Artigos relacionados

Produtos relacionados